Zigo Cursos

Teoria da Resposta ao Item para Educadores

14 ALUNOS
  • Foto de perfil de ROBERIO
  • Foto de perfil de Heloisa
  • Foto de perfil de Romério Gaspar Schrammel
  • Foto de perfil de Nunes
  • Foto de perfil de carla alexandre

 

Muito temos ouvido falar sobre a utilização da Teoria da Resposta ao Item (TRI) nos grandes testes nacionais, tais como ENEM e Prova Brasil. Apesar da popularização do termo, a TRI continua sendo uma ilustre desconhecida para a maioria das pessoas, em especial para os educadores.

Afinal, o que é a TRI? Qual a razão da sua utilização na construção e análise nos testes de proficiência? Como a TRI ajuda a produzir testes diferenciados dos testes tradicionais? Quais são as suas vantagens e desvantagens? Como podemos elaborar questões (itens) tendo em mente a TRI? Como os educadores podem beneficiar o trabalho de gestão educacional e a avaliação do aprendizado dos alunos com a TRI? Esses e muitos outros tópicos serão abordados no curso Teoria da Resposta ao Item para Educadores de forma clara e objetiva.

Voltado para acadêmicos e educadores de todas as áreas, esse curso prático permitirá compreender a TRI, os aspectos essenciais para a elaboração de itens nessa perspectiva e uma prática para criar, aplicar e analisar os resultados de um teste real dentro da sua área de interesse.

Tratando-se de um curso de nível básico, os aspectos técnicos da TRI não serão supervalorizados, tornando-o um curso compreensível mesmo para aqueles que não tenham tido qualquer contato com a TRI anteriormente.

Ao final do curso os participantes serão capazes de compreender a lógica de funcionamento da TRI e estarão aptos a elaborar questões e testes tendo em mente essa teoria sem que seja necessário utilizar ou se preocupar com algoritmos e estatísticas. Além disso, os participantes farão uso de uma ferramenta (software) de apoio à construção e avaliação de testes que poderá continuar sendo utilizada mesmo após o término do curso sem qualquer custo adicional.

 

SOBRE O CURSO


Diferentemente dos cursos baseados em vídeoaulas, o curso Teoria da Resposta ao Item para Educadores é um curso realizado a distância, voltado para pequenas turmas com a mediação de um instrutor especializado que orienta diretamente os participantes.

Sem horários pré-determinados, cada participante poderá estudar e realizar as atividades do curso de acordo com a sua conveniência dentro do período de realização do curso.

O curso requer uma prática que compreende a elaboração de um teste e a aplicação desse teste para um mínimo de 30 pessoas, podendo, eventualmente, ser utilizado um simulador de respostas.

Os módulos 4 e 5 estão reservados à execução do projeto individual que consiste na construção e aplicação real de um teste junto ao público de interesse de cada participante, considerando os conceitos da TRI e da elaboração de itens. O último módulo se presta à discussão dos resultados obtidos, feedbacks individualizados e avaliação do curso.

Obedecendo a perspectiva geral de cursos personalizados da Zigo Cursos, os participantes terão o apoio individualizado do instrutor para construir e aplicar seu próprio teste junto ao seu público (normalmente, alunos), avaliando, posteriormente, os resultados em conjunto com a turma. O cursista também poderá interagir nas discussões quanto à construção e análise dos resultados obtidos nos testes compartilhados pelos demais participantes.

 

A quem se destina:

Acadêmicos, educadores e gestores de instituições educacionais e demais interessados na produção de testes e questionários com fundamentação científica tendo por base a Teoria da Resposta ao Item (TRI).

Nível:

Básico

Participantes:

Máximo de 25 participantes por turma.

Dedicação estimada:

De 6 a 8 horas semanais, distribuídas de acordo com a conveniência de cada participante.

Idioma:

Português do Brasil

Pré-requisitos:

Este curso de nível básico não requer habilidades específicas no campo da Matemática ou da Estatística. Pelo contrário, sendo destinado a acadêmicos, educadores e gestores de qualquer área, visa nivelar o conhecimento e orientar a prática dos participantes quanto à TRI e a elaboração de questões (itens) sem recorrer ao tecnicismo da Psicometria, área onde a TRI se aplica.

 É desejável habilidades básicas com computadores para utilização do software de avaliação pela TRI.

Recursos utilizados:

O material de apoio ao curso compreende arquivos PDF, slides, fórum de discussão e um software para avaliação dos testes na perspectiva da TRI – requer computador com sistema operacional Windows ou OSX(Mac OS). O software poderá ser utilizado mesmo após a conclusão do curso.

Avaliação dos participantes:

Obtida a partir respostas a questionários e projeto prático individual

Certificação:

– Certificado digital de participação para todos os cursistas que realizarem as atividades e avaliações requeridas no curso

– Certificado digital de proficiência para os que alcançarem um mínimo de 70% dos objetivos propostos

Início do Curso:

31/10/2016

Investimento – valor promocional de lançamento:

– R$ 228,00 (4 parcelas de R$ 57,00)

Saiba mais sobre o Renato Guedes

CURSO ENCERRADO
  • ENCERRADO
  • 6 Semanas
  • 25 VAGAS
  • Certificado do curso

Posts Recentes

top
X